oyphis on DeviantArthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/https://www.deviantart.com/oyphis/art/Type-tshirt-208257420oyphis

Deviation Actions

oyphis's avatar

Type tshirt

By
Published:
853 Views

Description

Para a escolha da minha frase, sendo ela para utilizar em algo tão publico e pessoal que inclusivamente nos deferência/caracteriza dos outros, achei obrigatório pensar em algo realmente de valor. Usei portanto a frase de Neville Brody “The problem today with graphic design is when can you believe it?” (O problema hoje do Design Gráfico é saber quando podemos acreditar nele.). É uma frase que ao ser observada reflecte que quem a usa realmente pensa além do óbvio, ou seja, tem o valor que desejava.
Como além da frase era necessário incluir parte do estudo tipográfico da Baskerville, optei por não encher a t-shirt de textos que a tornaria aborrecida, e desmotivava o interesse da sua leitura. Decidi então sintetizar tudo em algumas palavras.

Graficamente, a ideia começou por usar a frase na parte frontal com “The problem today with graphic design” exibida de forma confusa, problemática e “errada”, o “is” com alguma força e espaço generoso á sua volta para nos obrigar a uma paragem, e finalmente o “when can you believe it?” de uma forma gradualmente séria e coerente.
No entanto embora tenha conseguido resultados satisfatórios, achei preciso ter um conceito mais abrangente e formas gerais mais fluidas. Funcionava individualmente, mas não tão bem em conjunto. Decidi então refazer tudo. Pensei nos conceitos da Baskerville (elegância, minúcia, excelência...), naquilo que me fazia gastar dinheiro numa t-shirt, como ia incluir a frase, e como seria possível compor tudo numa imagem que vivesse pela tipografia. Cheguei então á conclusão que, se a Baskerville é o que é graças a todos os conceitos e ideais por detrás dela, porque não expressar-me literalmente e formar graficamente a tipografia pelos seus conceitos? Achei a ideia conceptualmente poderosa e embora haja exemplos de composição idênticos, aqui faria todo o sentido. E afinal, onde está o problema em usar esta directriz sabendo que resolve todas as necessidades numa t-shirt e do briefing proposto...? O “B” expressa a elegância natural da Baskerville, todo o espaço em branco á sua volta reflecte bem a generosidade e leveza que veio a revolucionar o desenho editorial da altura, e as cores remetem facilmente o espirito de excelência que se procurava. Tudo isto exibido em contraste com um fundo urbano e casual, é a chave d’ouro.

Finalmente, reflectindo os resultados finais com aquilo que exigia de mim próprio, estou plenamente satisfeito. Aprendi com a pesquisa, soube organizar e aplicar esse conhecimento nos trabalhos, e rematei tudo isso com uma t-shirt que estaria disposto a comprar. Conquistei-me, e isso é o primeiro passo para conquistar também o cliente.
Image size
1890x521px 818.32 KB
Comments4
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
a composição está excelente mesmo, se mudasse alguma coisa.. o tamanho da mesma, para mais pequeno! o que gostei mais foi do pormenor do "B" que deixaste na 2ª composição até acho que devias explorar mais .. numa terceira hipótese!
mas o que interessa é que SIM eu comprava ;)